16de Março,2025

Geopt.org - Portugal Geocaching and Adventure Portal

11 December 2013 Written by 

Crónica da Final

Decorreu no passado domingo, 8 de Dezembro, em Praia do Ribatejo (Vila Nova da Barquinha), a fase final da Mini-Super Liga Geopt 2013.

À hora do começo do torneio, o termómetro cá fora indicava -1ºC, pelo que era pretexto mais do que válido para fazer os jogadores correrem para aquecer. E foi o que se viu em campo, os jogadores a correrem bastante e a dar tudo por tudo para ganharem os jogos. Para se ter uma ideia do frenesim, nesta fase final, em 9 jogos, foram marcados nada mais, nada menos que 49 golos.

As hostilidades começaram logo no 1º jogo do Grupo 1, com os DNF's a golearem o GeoRibatejo B por 5-2. Cedo se viu o potencial da equipa nortenha que vinha para vingar a desqualificação na edição de 2012. A confirmação veio logo no jogo seguinte, onde bateram a Team Drive-In por 3-0, qualificando-se automaticamente para as meias-finais com o pleno de vitórias e um impressionante goal average de 8-2.

As contas do grupo fecharam-se com um muito equilibrado jogo entre o GeoRibatejo B e a Team Drive-In a disputarem o outro lugar de qualificação disponível. Aos Ribatejanos servia o empate e todos acreditaram que seria possível quando ao intervalo venciam a equipa do Sul por 3-2, mas numa 2ª parte muito aguerrida, a Team Drive-In deu a volta ao resultado e conseguiu a desejada vitória, ainda que pela margem mínima de 4-3.

No grupo 2, que em teoria seria o mais forte, pois incluía os vencedores da Zona Centro, os vencedores da Zona Sul/campeões em título e ainda os vice-campeões nacionais do ano passado, havia enorme expectativa em relação ao comportamento das equipas.

O GeoRibatejo venceu o primeiro jogo frente aos vice-campeões nacionais 20Cachar, dando um importante passo em frente na qualificação. No segundo jogo, os 20Cachar entraram a matar frente à GreenTeam, goleando-a por 5-1 e automaticamente garantiram a passagem às meias finais, deixando a decisão da segunda vaga para o jogo final entre a GreenTeam e o GeoRibatejo. Os campeões nacionais precisavam de vencer por 3-0, mas hoje os deuses não estavam com eles e acabaram por perder por 3-2, abandonando a competição com duas derrotas e esfumando-se a oportunidade de revalidar o título.

A primeira meia-final pôs frente a frente as duas equipas do Norte, os DNF's e os 20Cachar, num jogo muitíssimo bem disputado e equilibrado, que foi levado a melhor pelos DNF's por duas bolas a zero, seguindo assim directamente para a final.

Na outra meia-final, a equipa do Sul, a Team Drive-In superiorizou-se ao GeoRibatejo por 4-2, naquele que provavelmente foi o jogo mais emotivo e equilibrado do torneio. Gorava-se assim a possibilidade de termos uma equipa da Zona Centro na Final.

Chegava assim o tão aguardado momento de todo o torneio, o embate entre os DNF's (Zona Norte) e a Team Drive-In (Zona Sul). Para arbitrar esta final, o árbitro da 1ª Liga de Futebol de Portugal, André Gralha, que simpaticamente se disponibilizou para apitar esta decisão do título.

A Team Drive-In entrou forte e acabou por inaugurar o marcador, mas rapidamente a expectativa se foi gorando, com os DNF's a colocarem em campo toda a sua superioridade, à medida que o resultando se ia dilatando, terminando com um esmagador e concludente 8-1, naquela que foi a final mais desequilibrada de sempre.

Estava assim encontrado o grande campeão de 2013 da Mini Super Liga (geopt-) , os DNF's.


Algumas curiosidades:

Com 7 golos, Gueu dos DNF's foi o melhor marcador da Fase Final, mas o prémio para melhor marcador da liga vai para o Francisco F&S do GeoRibatejo com um total de 15 golos apontados.

Nenhuma zona conseguiu bisar em títulos alcançados:

2011 - Online Team (Zona Centro)
2012 - Green Team (Zona Sul)
2013 - DNF's (Zona Norte)

O mesmo em relação aos vice-campeões:

2011 - Geo Friends Ribatejo (Zona Centro)
2012 - 20Cachar (Zona Norte)
2013 - Drive-In Team (Zona Sul)

Aliás, nenhuma equipa conseguiu ainda estar por duas vezes na final, o que demonstra bem o equilíbrio latente nesta competição. Estão assim criadas as condições para uma edição de 2014 muito competitiva. Quem irá desfazer todo este equilíbrio?

Em jeito de rodapé, um enorme agradecimento à Junta de Freguesia de Praia do Ribatejo e Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha pela disponibilização do pavilhão e de todas as infraestruturas para a realização deste belíssimo evento, ao GeoRibatejo por toda a logística não só no contacto com as entidades locais como também na preparação da 3ª parte que foi a Mega-Churrascada, ao árbitro André Gralha por ter abrilhantado esta final com a sua presença, a todas as equipas que se entregaram de corpo e alma e proporcionaram um espectáculo do mais alto nível e a todos os participantes no Evento, seja como meros espectadores seja como apoiantes e integrantes das claques.

Muito desportivismo e fair-play que nos enchem de orgulho de fazer parte desta enorme família de Geocachers. Para o ano há mais!



Login to post comments
Geocaching Authorized Developer

Powered by the Geocaching API..
Made possible through the support of Geocaching Premium Memberships, the API program gives third-party developers the opportunity to work with Geocaching HQ on a full suite of integrated products and services for the community. API developer applications are designed to work with the core services of geocaching.com and provide additional features to the geocaching community.

Geocaching Cache Type Icons © Groundspeak, Inc.
DBA Geocaching HQ.
All rights reserved. Used with permission.

Connect

Сыграйте на покердом. Вы сможете тут победить. Это точно...
Disfruta de más que un simple juego en winchile. Puedes ganar aquí...

Newsletter